sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Agora eu era" a melhor tia do mundo

Oiê...


        "Agora eu era" ... Tempo verbal no qual a criança se permite ser o que bem entende! 
Dia de feriado foi dia de brincar com os sobrinhos e no mundo de faz de conta vale ser princesa, bruxa, fada ... Quem sou eu???


Nas fases propostas por Piaget o "agora eu era" é uma característica do estágio pré-operatório que vai dos 02 aos 07 anos. Nesta etapa a criança consegue transpor possibilidades do faz de conta e de maneira geral há uma confusão dos tempos verbais pois ele pensa no presente mas fala sobre si no passado. Também é a fase do egocentrismo e no que se refere ao raciocínio as crianças falam com base na experimentação sem ainda chegar ao raciocínio indutivo. 

A importância do faz de conta para as crianças desta fase esta especialmente na possibilidade de sublimar pois elas passam a substituir o objeto real por sua representação ... consideramos isso como o surgimento da função simbólica. Ou seja: a criança pode pegar uma caixa de fósforos e usá-la como sendo um carrinho ou avião; pode colocar um lençol amarrado no pescoço e ser esta a capa do super-homem ou ainda pode ser uma princesa com uma coroa de papel ... dar margens a imaginação me lembra Toquinho na música Aquarela quando diz "e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo, corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva e se faço chover com dois riscos tenho um guarda chuva"



"Agora eu era"  a melhor tia do mundo !!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário